Primeiramente é necessário baixar um telefone virtual. Deixamos disponível uma versão do XLite para ser baixado. Baixe aqui.

Nosso guia de configuração será baseado nesse software.

         O cliente está livre para utilizar outro software que se proponha a prestar o mesmo serviço, mas não poderemos prestar suporte em problemas de configuração.

Observação: Os passos mostrados a seguir podem ser um pouco diferentes, pois algumas telas não mostradas em nossa seqüência podem aparecer. Telas essas referentes ao firewall da própria máquina do cliente e do ajuste de som. No caso do firewall escolha a opção de desbloqueio e no ajuste de som, siga os passos requeridos para os testes.

Passos para instalação do software:

  • Clique no arquivo baixado, esta tela irá aparecer

  • Esta é somente uma tela de abertura. Clique em NEXT, a tela seguinte será

  • Nesta tela o contrato de uso do software está sendo mostrado, você tem que concordar com os termos. Marque "I accept the agreement" e clique em NEXT, a tela seguinte será

  • Clique em NEXT, a próxima tela será

  • Nesta tela você escolhe em que pasta será instalado o XLite, ele já dá uma opção. Clique NEXT, a próxima tela será

  • Aqui está sendo criada a pasta XLite. Clique NEXT, a próxima tela será

  • Nesta tela escolhemos vários ícones de atalho. Para cololar um ícone do XLite na sua área de trabalho, marque o primeiro. Clique em NEXT, a próxima tela será

  • Tudo pronto para instalar. Clique em INSTALL.

  • Agora é só finalizar. Clique em FINISH.

 

Passos para configurar o sofware com os seus dados:

  • Clique no ícone do XLite que está na sua Área de Trabalho. Esta tela irá aparecer.

  • Clique em Menu (está circulado de vermelho), esta tela irá aparecer.

  • Clique duas vezes em System Settings (em vermelho), esta tela irá aparecer.

  • Clique duas vezes em SIP Proxy (em vermelho), esta tela irá aparecer.

  • Clique duas vezes em Default (em vermelho), esta tela irá aparecer.

  • Clique duas vezes em ENABLED, a tela de baixo aparecerá.

  • Clique duas vezes em YES. Depois clique em BACK.
  • A partir de agora, irei utilizar os dados que recebi quando me cadastrei. Os dados as seguir são fictícios, somente para fins ilustrativos:
    • Login de acesso: renata
    • Senha: 12345
    • Número do seu telefone:10750001
    • Gatekeeper: UFCGGK.ufcg.edu.br
    • Domain Name: ufcg.edu.br

  • Coloque seu nome em Display Name, como mostrado acima.

  • Coloque seu login em Username como na figura acima.

  • Coloque sua senha em Password, como mostrado na figura a cima.

  • Coloque o Domain Name que vc recebeu em Domain/Realm, como mostra a figura acima.

  • Coloque o Gatekeeper que você recebeu em SIP PROXY, como mostra a figura acima. Depois disso, clique em BACK 3 vezes. Depois feche a janelinha do menu.

  • Se as Primeiras palavras Logged In aparecerem, você já pode começar a utilizar seu telefone VOIP. Caso contrário, entre em contato com nosso suporte.

Para alguém ligar para você de dentro da instituição com outro telefone VOIP, basta digitar seu número, no caso do exemplo acima, 10750001. Caso a ligação seja de outra instituição, será necessário 083 antes do número.

Veja aqui as instituições já cadastradas no serviço voip da RNP. Veja também os clientes já cadastrados na nossa universidade aqui.